Correio Popular Notícia






Dia dos Pais melhora vendas no comércio

Data da notícia: 11/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120811-151.jpg[/IMG]>O comércio espera um crescimento em torno de 5% a 7% nas vendas nestes últimos dois dias
(Josias Brito) O Dia dos Pais, que este ano será celebrado neste domingo (12), marca a virada do varejo, que vinha amargando fraco desempenho em função, principalmente, do endividamento do consumidor no mês de junho. O comércio de Ji-Paraná já vem recebendo as vendas para o Dia dos Pais. As variedades de produtos compõem os estoques e as vitrines já estão enfeitadas, desde o inicio deste mês, com anúncios de promoções e descontos. Isso tudo para atrair os clientes que estão cada vez mais seletivos e preocupados em agradar os papais.
Cintos, meias, sapatos, relógios, carteiras, camisas ou camisetas. São algumas das opções de presentes que movimentam o comércio nesta época do ano. Para o gerente de uma loja de vestuário masculino, Francisco Flávio Alencar, a data é considerada a segunda melhor desde o Natal. ?Estamos com boas expectativas para as vendas ainda para hoje (11)?.
Entre os fatores que vem puxando as vendas para cima está a estabilidade dos índices de desemprego, que permanecem em patamares historicamente baixos, e a massa salarial crescente. Além disso, as medidas de estímulo ao consumo lançadas pelo governo, especialmente o corte nos juros e no IPI, devem começar a surtir efeito.
A pesquisa da ACIJIP (Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná) colocou computador e celular entre os quatro primeiros itens citados nas intenções de compra, artigos que se encaixam bem no perfil de presentes para o Dia dos Pais. ?Nossa expectativa é de crescimento não apenas no volume de vendas, mas também no valor médio das vendas. Muitos filhos vão aproveitar a data para atualizar o celular do pai, o que vai favorecer, especialmente, o mercado de smartphones. Esperamos um aumento de 30% do ticket médio em agosto?, disse Jeová Silva, empresário e consultor especializada da Vivo. Nem mesmo a punição da Anatel, que proibiu três operadoras de venderem novos chips, afugentaram os mais ávidos por tecnologia.
A data, que é considerada a quarta melhor para o comércio ? ficando atrás do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados ?, deixa os comerciantes confiantes com relação à expectativa de vendas. O otimismo é compartilhado com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). ?Nossa expectativa é de que haja um crescimento em torno de 5% a 7% nas vendas nestes últimos dois dias que antecede o Dia dos Pais em relação ao ano anterior. Alguns fatores, como por exemplo, o período promocional e o lançamento de nova coleção, contribuem para que esse aumento aconteça, além do desejo dos filhos de demonstrar todo o carinho pelo pai?, aponta Aroldo dos Santos, gerente de uma loja de eletrodomésticos em Ji-Paraná.
As lojas que vendem especialmente produtos masculinos deverão ser as mais procuradas nessa data, mas tudo vai depender de como cada lojista vai se preparar para a ocasião.

HORÁRIO ESPECIAL - O comércio de Ji-Paraná já se prepara para atender os consumidores em horário especial no final desta semana do Dia dos Pais. Ontem (10), as lojas ficaram abertas para o atendimento das 8h às 22h. Hoje (11), que antecede a data comemorativa, o comércio funcionará das 9h às 18h.
Os lojistas preveem um aumento positivo no percentual de vendas, comparado ao mesmo período do ano passado. No segmento de aparelhos celulares, os lojistas estão otimistas. ?A data é especial e temos promovido algumas ações para atrair os consumidores, por exemplo, celulares com descontos especiais, planos de ligações motivacionais. Nos últimos anos, alcançamos uma meta significativa de vendas para o setor, esperamos para este ano, um aumento maior?, disse o empresário Aldo de Almeida. No setor varejista, o foco das vendas esta voltado para o crescimento de até 20%. ?Para este ano, apostamos nas mercadorias eletrônicas, acessórios e toda a linha de informática. Nota-se que os pais estão mais modernos e a procura de presentes de tecnologia, neste período, é maior?, destaca o Anderson, proprietário de uma loja de informatica no município.

PROCON - O Procon de Ji-Paraná resolveu dar dicas aos consumidores para que fiquem alerta antes de sair às compras. Produtos como, CDs, DVDs, livros, aparelhos celulares, são muito procurados, no entanto, antes de realizar a compra, alguns cuidados devem ser tomados. Os consumidores devem ficar atentos às informações sobre preços, parcelamentos, juros, número e periodicidade das parcelas, no caso de pagamento a prazo.
Segundo o Procon, estas informações devem estar visíveis ao consumidor, de forma clara e precisa, para que não seja necessária a consulta e ainda evitar que o consumidor seja induzido ao erro. Nas modalidades de pagamentos, cartão de crédito ou débito, o Procon alerta que não deve haver diferenciação de preço para o pagamento à vista (rotativo), nem limite mínimo para uso do cartão de crédito. No caso dos cheques, a loja não pode exigir do consumidor tempo mínimo de abertura de conta.

Fonte:






Noticia vista 1626 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.